Com cada vez mais pessoas optando por mudar dos cigarros tradicionais para os cigarros eletrônicos, há, compreensivelmente, muitas dúvidas sobre a vaporização e a saúde bucal.
Embora não tenha havido muitos estudos sobre os efeitos da vaporização, há toneladas de pesquisas sobre o fumo e o tabaco.
Esperançosamente, comparando o que sabemos sobre as diferenças entre fumar e vaporizar, possamos ter uma ideia aproximada do que está acontecendo com nossa higiene oral.
Veja a seguir nesse artigo, o que o cigarro eletrônico pode causar para nossa saúde bucal, dentes amarelos, doenças na gengiva, mau hálito, separa essas e outras informações importantes para você usuário de vape.
A Vaporização Causa mau Hálito?
Fumantes têm mau hálito notoriamente, as partículas e produtos químicos da fumaça do tabaco podem permanecer na boca e nos pulmões por muito tempo.
Sem dúvidas essa é uma das principais causas do mau hálito. O gás quente inalado ao fumar cigarros também resseca a boca, o que ajuda as bactérias orais anaeróbias a se reproduzirem, causando halitose.
A vaporização, por outro lado, não produz partículas em suspensão e, portanto, não causa mau hálito. Embora a vaporização crie gases quentes e secura, eles podem ser mitigados mantendo-se hidratado.
Os Cigarros Eletrônicos Deixam Seus Dentes Amarelados?
Fumar pode causar manchas amarelas nos dentes. Provém principalmente da nicotina e do alcatrão do tabaco.
Embora o esmalte dos dentes seja extremamente duro, ele contém poros minúsculos, e são nesses pequenos orifícios que o alcatrão pode ficar preso.
Depois de um tempo, o acúmulo de alcatrão e nicotina leva a uma descoloração normalmente amarela ou acastanhada.
Depois de anos fumando pesadamente, eles podem se tornar quase impossíveis de remover.
Felizmente, o líquido é apenas aquecido e não queimado e, portanto, não produz o alcatrão marrom pegajoso comum com o fumo.
A Vaporização Causa Doenças nas Gengivas?
A doença gengival é um problema sério e os fumantes correm o dobro do risco. Isso ocorre porque, ao fumar, você enfraquece o sistema imunológico e a capacidade do corpo de combater infecções.
Além disso, um acúmulo de cálculo ao redor da base do dente pode ser um terreno fértil para bactérias que podem se espalhar, levando à doença na gengiva.
Uma vez que o dano é feito, o tecido do fumante leva mais tempo para se recuperar, tornando mais difícil para o seu corpo se curar.
Mais uma vez, o uso responsável de um cigarro eletrônico não causa danos aos tecidos, não retarda a regeneração do tecido nem causa o acúmulo de cálculos. Isso significa que você terá um risco muito menor de doenças gengivais.
A Vaporização Causa Câncer de Boca?
A vaporização ainda é um modelo muito novo, não se sabe ao certo suas consequências, porém ao fumar, o DNA é danificado, incluindo os genes-chave que nos protegem do câncer.
Muitos dos produtos químicos comumente encontrados nos cigarros (mais de 70) também tornam esse dano muito pior, por exemplo, o cromo faz com que os venenos se colem mais fortemente ao DNA, aumentando as chances de danos sérios.
A maioria desses produtos químicos estão ausentes no e-líquido, portanto, reduzindo muito a chance de danos ao DNA.
Na verdade, esses níveis foram considerados tão baixos que, estima-se que os cigarros eletrônicos são “cerca de 95% mais seguros do que fumar”.
Efeitos da Vaporização
Embora possamos não saber por mais alguns anos os verdadeiros efeitos científicos da vaporização na saúde.
O que sabemos com certeza é que é muito melhor para sua saúde bucal, dentes, gengivas e hálito do que fumar. E para todas as pessoas que estão buscando parar de fumar e cuidar melhor de nosso corpo, certamente é um passo na direção certa.