Para você que está começando no mundo vape, saber como seu primeiro dispositivo dever ser para ser perfeito para o uso, é uma dúvida frequente de muitas pessoas.
Veja a seguir algumas características que um cigarro eletrônico deve ter para ser o melhor aparelho de todos.
Tanque ou cartucho
Tanques e cartuchos de cores escuras podem parecer ótimos, mas geralmente têm um problema com eles, e essa é a dificuldade de ver claramente quanto líquido resta no tanque de relance.
Dessa forma há possibilidades de gastar todo o líquido e acabar dando uma baforada com aquele gosto horrível de queimado ou até mesmo acabar com a vida útil da resistência em um instante.
Resistores fáceis de trocar
Há pouco tempo, para trocar um resistor era preciso passar por uma série de passos: desparafusar a base, desparafusar o resistor antigo, molhar o novo, rosquear, rosquear a base de volta e esperar tudo estar no lugar e fazer contato com o primeiro e que teria sido perfeitamente aparafusado para evitar perda de líquido.
Atualmente, quase todas as marcas estão optando por um sistema mais simples em que você só precisa puxar a resistência para removê-la e inserir a nova empurrando-a sem a necessidade de um fio e de forma que não haja rachaduras que possam causar vazamentos.
Isso torna a troca dos resistores mais confortável, fácil e rápida, e é por isso que está se tornando um padrão comum.
Enchimento simples
Da mesma forma, no passado, encher com líquido podia se tornar um bom quebra-cabeças.
Em muitos casos, o tanque tinha que ser desaparafusado, a base removida, e às vezes até a resistência, e depois enchida com líquido.
Pouco a pouco foi substituído por sistemas de enchimento pela parte superior, desaparafusando a tampa.
Hoje quase todos os tanques têm sistemas simples em que a tampa desliza e revela uma ou duas aberturas de enchimento largas para facilitar o reabastecimento sem causar sujeira.
Um bom sistema de fluxo de ar ajustável
Cada pessoa busca uma experiência vaping diferente. Muitos usuários gostam de uma puxada larga, enquanto outros procuram uma puxada mais apertada, mais parecida com a de um cigarro tradicional.
É importante que o tanque ou cartucho tenha um controle de fluxo de ar que nos permita diferentes opções.
Embora seja muito difícil para um atomizador nos permitir um sopro direto muito amplo no pulmão e ao mesmo tempo um sopro boca-pulmão muito fechado, quanto maior a margem, mais opções podemos considerar.
Uma interface simples
Existem modelos avançados com recursos incríveis, porém, com o passar do tempo, o normal é que o usuário acabe se adaptando a um uso que lhe seja confortável.
O melhor é que possui uma interface simples e intuitiva caso você queira alterar as opções.
Uma tela ideal com informações precisas e de fácil acesso
Procurando o melhor cigarro eletrônico, ele deve ser capaz de apresentar as informações úteis sobre nosso vaping em uma tela que possa ser vista claramente tanto em plena luz do dia quanto em condições mais escuras.
Os detalhes devem ser claramente visíveis, bem organizados na tela, com bom uso de cores e uma tela bem iluminada.
As informações detalhadas devem chegar até nós de forma facilmente compreensível mesmo que seu tamanho não seja muito grande.
Também teria que priorizar os dados mais importantes, potência, autonomia restante, resistência ohms, sobre outros que não são tão importantes, como o contador de puffs ou outras opções.
Botões com alguma resistência
Muitas vezes, quando colocamos o dispositivo no bolso, simplesmente por hábito, descuido ou distração, não bloqueamos o dispositivo, e é comum que, quando o retiramos, as configurações que escolhemos e com as quais nos sentimos confortáveis vaping foram modificados.
Se não percebermos, é possível que a potência tenha aumentado acima da faixa que a resistência permite e que acabemos queimando-a.
Em um dispositivo eletrônico que possui botões de ajuste que oferecem alguma resistência, é mais difícil que ocorram pressionamentos involuntários enquanto os temos no bolso, o que pode evitar surpresas se esquecermos de travar o dispositivo.
O aconselhável é sempre bloquear ou desligar os dispositivos sempre que os levarmos no bolso, mochila, etc.
Têm boa autonomia
Um dispositivo que pode ser considerado perfeito deve ter uma bateria de longa duração que permita vaporizar o dia todo de maneira confortável e suave.
Hoje a autonomia das baterias melhorou consideravelmente e é raro que existam dispositivos que não durem o dia inteiro (exceto talvez modelos realmente pequenos projetados apenas para serem usados em ocasiões específicas).
A esse respeito, deve-se ter em mente que, embora os miliamperes indiquem a autonomia da bateria, esse número não é tudo.
A autonomia também depende da potência em que você está usando seu dispositivo. Quanto maior a potência, menor será a duração que a mesma bateria terá.
Carregamento ultra-rápido
Todo mundo procura simplicidade, não precisando de vários tipos de cabos para tudo.
Os cabos de carregamento USB tipo C são uma ótima opção para seus dispositivos.
Da mesma forma, estes devem estar preparados para realizar uma carga rápida mesmo em baterias com grande capacidade de autonomia.
O local onde deve ficar a porta de carregamento deve ser lateral ou frontal, pois colocá-la na parte inferior do aparelho pode impedir que a resistência encharque, além de causar possíveis vazamentos de e-líquido.
Use enquanto estiver carregando, caso o cigarro eletrônico tenha o sistema de passagem.
Dispositivos robustos
Existem cada vez mais dispositivos que resistem bem a uma queda.
Antigamente, uma queda acidental do seu cigarro eletrônico provavelmente significava a ruptura do tanque, além de um possível mau funcionamento do aparelho.
Hoje estão sendo fabricados Mods mais sólidos, tornando-os resistentes à água, poeira e choques, ou protegendo o pirex dos tanques com uma armação metálica para evitar quebras ou rachaduras.
Veja os melhores cigarros eletrônicos da atualidade.
Potência ajustável
Um dispositivo que pode permitir uma potência ajustável nos permite ajustar nossas preferências de vaping, além de poder modificar a seleção se alterarmos o tanque ou o tipo de resistência.
É verdade que para aqueles que preferem vaping boca-a-pulmão (MTL) é menos necessário, no entanto, para a maioria dos usuários, uma faixa de potência entre 1-80W geralmente é suficiente.
Quer saber mais sobre vaporização eletrônica? Clique aqui.