A resposta direta, como com qualquer conteúdo líquido, é sim, qualquer líquido fabricado para consumo tem prazo de validade e o mesmo se aplica ao suco vape.
Geralmente, cada frasco de e-líquido deve durar entre 1-2 anos, mas isso depende da data de validade do fabricante, que deve estar no frasco próximo aos ingredientes.
Abaixo, explicaremos quanto tempo o juice vape dura com mais profundidade, sinais que indicam como seu suco ficará e cheirará quando expirado e quanto tempo o e-líquido durará uma vez aberto.
Sinais De Que Seu E-Líquido Expirou
Embora o juice vape provavelmente tenha um sabor estranho quando ultrapassar a data de validade, o e-líquido pode durar pelo menos um ano se armazenado corretamente.
Não é conhecido por causar danos se você acidentalmente vaporizar um juice expirado.
No entanto, detectar o seu juice vape expirando antes que seja tarde demais irá salvá-lo de uma experiência desagradável.
Se o e-líquido está começando a perder sua cor e ficando com um tom escuro de preto, é provável que a garrafa não esteja recebendo oxigênio suficiente, o que, por sua vez, afeta a qualidade da nicotina no interior.
Existem algumas maneiras que você pode diferenciar entre um e-líquido de qualidade e um que está ‘ruim’. Esses incluem:
- Descoloração
- Cheiro incomum
- As partículas se separam e não se misturam novamente quando você agita a garrafa
- Sabor estranho com redução no sabor e/ou falta de produção de vapor
- Sensação de nicotina não tão forte
Se você reconhecer esses sinais em tempo hábil, evitará uma experiência ruim e entenderá que é hora de trocar por um novo juice vape com vida útil mais longa.
Quanto Tempo Dura O Suco De Vape?
O juice vape eventualmente perde o que é conhecido na indústria como sua vida útil, geralmente durando entre um e dois anos no máximo após a produção.
Como você gerencia seu juice vape dita a vida e a consistência do e-líquido. É do conhecimento geral que os e-líquidos têm um sabor melhor e uma vida útil mais longa quando armazenados nas condições certas.
Manter a garrafa em um local seco e escuro garantirá que os principais ingredientes (nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal) mantenham suas propriedades e funções dentro do juice vape.
Deixe de fazer isso e você notará a diferença, o armazenamento por várias semanas é recomendado para ajudar os sabores a amadurecerem, deixando-os em infusão por um período prolongado, como faria com um bom vinho.
Você também pode tentar mantê-lo na geladeira para manter a garrafa fresca se quiser usá-la apenas por alguns dias.
Se você deseja um e-líquido mais duradouro, opte por um e-líquido de PG mais alto com menos VG, pois ele se degrada em um ritmo mais lento do que um juice vape com proporção VG mais alta.
Mantê-lo fora do sol em um local de armazenamento fresco, como o armário da cozinha, também ajudará com um suco vape mais duradouro, manter a temperatura baixa é de suma importância.
E Uma Vez Aberto?
Até o momento, nenhuma evidência sugere que um e-líquido expirado causará algum dano e ainda deve durar a duração da data de validade da produção, mesmo quando aberto.
No entanto, mesmo que você vape após a data de validade, isso não significa que o sabor será ruim instantaneamente.
A maioria dos vapers não se apega a um e-líquido por tanto tempo, mesmo que eles alterem consistentemente os e-líquidos para evitar a ‘língua do vaper‘.
Esta é uma sensação em que você não sente mais os sabores do juice do vape.
Isso não significa necessariamente que o juice do vape expirou, mas pode ser porque você vaporizou o mesmo e-líquido com muita frequência.
Às vezes, suas papilas gustativas precisam de um e-líquido com sabor diferente para apimentar as coisas.
É o mesmo quando você borrifa o mesmo perfume todos os dias, seu sentido olfativo se familiariza com o cheiro e você acaba esquecendo a sensação.
Deixar o perfume por alguns dias ou trocá-lo terá o mesmo efeito que trocar seu e-líquido.
Desde que você mantenha o frasco lacrado quando não estiver usando e armazene-o corretamente, como mencionamos acima, ele deve durar até dois anos.
O tipo de ingredientes também fará a diferença, então sempre faça sua pesquisa.
Você pode ler tudo sobre os principais ingredientes do e-líquido, VG e PG, que atuam como transportadores de diluentes, aqui.
Selecione um fabricante respeitado que produz os melhores e-líquidos em um ambiente testado com segurança.
Além disso, se você optar por um e-líquido contendo zero por cento de nicotina, as chances de oxidação também diminuem, então isso é algo a considerar.
Qual É O Melhor E-Líquido Para Você?
A proporção do seu e-líquido determina não apenas a longevidade do produto adquirido, mas a experiência cada vez que você coloca o vape na boca.
Embora o vaping seja tradicionalmente projetado para ajudar os fumantes a parar de fumar para sempre, ele desenvolveu um culto de seguidores devido aos diferentes dispositivos, sabores de e-líquidos e recursos avançados dos mods vape.
O melhor e-líquido depende do tipo de kit que você possui e da finalidade do seu desejo de nicotina dessa alternativa eletrônica ao tabagismo.
Se você procura um e-líquido que dure muito tempo e tenha uma consistência fina produzindo muito pouca nuvem, opte por uma proporção PG mais alta.