O vaping é incrivelmente popular entre ex-fumantes e fumantes que desejam parar, pois é uma terapia de reposição de nicotina altamente eficaz.
No entanto, o que você pode não saber é que existem muitos e-líquidos que não contêm nicotina, e há muitos vapers que efetivamente usaram o vaping para parar de fumar de vez.
Quando você começa a vaping, é importante certificar-se de escolher uma força de nicotina que seja apropriada para você, pois um e-líquido com muito alto ou muito baixo teor de nicotina pode tornar o vaping bastante desagradável e menos eficaz como um método para ajudá-lo.
Força recomendada de nicotina
Quando você está procurando um novo e-líquido, ou seu primeiro e-líquido, é importante considerar quanta nicotina seu corpo já está acostumado.
Isso dependerá em grande parte da quantidade que você fuma regularmente, embora o tipo de cigarro que você fuma também possa ter um impacto.
Ao escolher um e-líquido, você verá mais comumente a força da nicotina exibida de duas maneiras diferentes: como uma porcentagem do seu e-líquido como um todo ou em mg (miligramas).
É muito fácil converter um para o outro, especialmente porque a maioria dos e-líquidos contendo nicotina vem em frascos de 10 ml.
Por exemplo, 10mls de e-líquido contendo 3mg de nicotina terão uma porcentagem de 0,3% de nicotina, enquanto um e-líquido de 1,8% conterá 18mg por 10ml, tornando-o um e-líquido muito mais forte com uma concentração mais alta de nicotina.
Como regra geral, o recomendável é que você comece com os seguintes e-líquidos de força, com base no seu consumo atual de cigarros:
- 0,6% ou 6mg/10ml – Se você fuma regularmente menos de 10 cigarros por dia, este é um bom lugar para começar. Esta concentração também é ideal para fumantes de cigarros de tabaco “leve” ou com baixo teor de nicotina.
- 1,2% ou 12mg/10ml – Para fumantes acostumados a cigarros de nicotina de média intensidade e que fumam entre 10 e 20 cigarros por dia, essa dosagem é uma excelente primeira escolha.
- 1,8% ou 18mg/10ml – Se você fuma regularmente mais de 20 cigarros por dia, ou está acostumado a fumar cigarros com alto teor de nicotina ou outros produtos de tabaco, como charutos, tabaco de enrolar, tabaco úmido ou tabaco para cachimbo, então altas concentrações de cerca de 1,8% ajudarão mais efetivamente a reduzir os desejos.
No entanto, a maneira como o vaping fornece nicotina pode ser muito diferente do fumo, portanto, se você acha que seu e-líquido não está certo, tentar uma força diferente pode fazer toda a diferença.
A maneira como seu corpo reage à nicotina em um vape será diferente de todos os outros; portanto, mesmo que você tenha sido um fumante pesado no passado, isso não é garantia de que os e-líquidos com alto teor de nicotina serão adequados para você.
A alta concentração de nicotina também contribui para a sensação de “golpe na garganta” com a qual muitos fumantes estarão familiarizados.
O vaping pode efetivamente emular essa sensação em formulações com alto teor de nicotina e alto teor de PG, portanto, se você não gostar disso, a força de nicotina mais baixa e as fórmulas de VG mais altas serão ideais para você.
Por outro lado, alguns fumantes perdem o golpe na garganta quando iniciam sua jornada para se tornarem não fumantes, para esses usuários, uma fórmula com alto teor de nicotina pode ser ideal.
Muitos vapers acham que é preciso um pouco de tentativa e erro para começar, mas depois de encontrar o e-líquido perfeito para você com os sabores certos e a força da nicotina.
E-líquidos sem nicotina
Além da grande variedade de diferentes níveis de nicotina disponíveis, também há muitos e-líquidos sem nicotina.
Nem todos os e-líquidos contêm nicotina, atendendo a ex-fumantes que gostam de vaping, mas eliminaram a nicotina em seu vape, bem como aqueles que desejam remover a nicotina de seu vape por motivos de saúde.
Existem também e-líquidos sem nicotina que são projetados para permitir que você adicione sua própria nicotina.
Estes são conhecidos como e-líquidos de preenchimento insuficiente, pois são preenchidos com menos do que sua capacidade total.
As deficiências existem por alguns motivos diferentes, primeiro, como um e-líquido sem nicotina.
Disponível em muitos sabores e composições diferentes, os shortfills são uma ótima opção para vapers que não querem nicotina em seu vape.
Eles também são mais convenientes para esse tipo de vaper, pois vêm em garrafas maiores do que os e-líquido padrão, devido a restrições mais rígidas à venda de produtos contendo nicotina.
Isso significa que os shortfills estão disponíveis em garrafas maiores, geralmente de cerca de 50 ml, em comparação com 10 ml para a maioria dos e-líquidos contendo nicotina. Isso significa menos embalagens e menos resíduos a longo prazo, o que é mais acessível e melhor para o meio ambiente.
No entanto, você também pode obter injeções de nicotina, ou nic-shots, como às vezes são conhecidas, para adicionar aos e-líquidos de preenchimento insuficiente.
Estas são pequenas quantidades de nicotina altamente concentradas, que, quando adicionadas à fórmula de preenchimento sem nicotina, permitem que você misture uma força de nicotina de sua escolha, ao mesmo tempo em que obtém sabores emocionantes das principais marcas de e-líquidos.
E-líquidos PG vs. VG
A grande maioria dos e-líquidos modernos é composta por apenas quatro ingredientes principais: nicotina, aromatizantes, propilenoglicol (PG) e glicerina vegetal (VG).
PG e VG são duas substâncias que podem ser usadas em diferentes concentrações para mudar drasticamente a experiência do vape.
Mesmo em dois líquidos onde o sabor e a concentração de nicotina são os mesmos, uma mistura diferente de PG/VG pode criar dois e-líquidos totalmente diferentes.
O PG é geralmente o melhor transportador de nicotina e é a substância que cria uma sensação mais forte na garganta, enquanto o VG é muito mais suave e ajuda a criar mais vapor.
Se você estiver procurando por um líquido com alto teor de nicotina sem um golpe muito forte na garganta, um líquido com alto VG suavizará um pouco a sensação.
Alternativamente, se você quiser uma opção com baixo teor de nicotina que ainda lhe dê a sensação autêntica de fumar cigarros tradicionais de tabaco, um líquido com alto teor de PG pode ser ideal.